OCO DO MUNDO I

 

Catorze dias na estrada, um mundo em descoberta, uma pesquisa sobre a gravura e um tanto de encantamento no encontro com artistas nordestinos. Essa saga foi vivida e desenhada por Rafael Limaverde e Marquinhos Abu entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro de 2016, no projeto Oco do Mundo. Quatro estados, dez cidades visitadas, 2300 quilômetros, na busca do imaginário fantástico que permeia artistas e sempre esteve – e ainda está – presente na vida do povo nordestino.

Essa viagem-pesquisa tem com objetivo a realização de um documentário, livro e uma exposição. As obras, coletadas durante a viagem, compõem agora o acervo da Exposição Bestiário Nordestino – contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense 2016 e que reúne xilogravuras de doze artistas de três estados – e estará em cartaz no dia 25 de novembro, na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Os curadores do projeto tiveram encontros com os artistas: Adriano Brito, Guto Bitu, Carlos Henrique (Crato/CE), Nilo, Abraão Batista, Stênio Diniz (Juazeiro/CE), J.Borges (Caruaru/PE), Maurício Castro e Lourenço Gouveia (Recife/PE), José Costa Leite (Condado/PB).

Equidna
Equidna

E para cair na estrada, os curadores lançaram um financiamento coletivo – o custeio da viagem curatorial se deu toda de forma colaborativa por meio das vendas de uma tiragem limitada de 60 cópias da xilogravura “Equidna”, do artista Rafael Limaverde e do lançamento do projeto com uma festa, no dia 13 de agosto, que contou com diversas atrações.